15/01/2016 - O que fazer para morar em São Paulo
1 – Tenha certeza.
São Paulo é uma cidade completamente neurótica e esquizofrênica. Algumas pessoas, como eu, gostam disso. Outras surtam. Já vi gente batalhar freela aqui por meses, morando em outro estado, e quando finalmente conseguiu vir, surtar em uma semana e ficar desesperada pra voltar. Aqui tem gente feia, tem pobreza, tem congestionamento, chove pra caramba no verão e o ar é poluído. Todo mundo sabe disso, mas acho que algumas pessoas pensam que é brincadeira. Não é não, considere se você tem condições psicológicas para lidar com isso.
2 – Conheça a cidade.
Antes de se demitir do emprego e subir no pau de arara para vir morar em São Paulo, que tal vir até aqui dar uma olhadinha e ver se gosta? Como falei, já vi gente que tinha certeza absoluta pedir pra sair em uma semana! Existem várias promoções de passagens com preços razoáveis pra você vir se ambientar um pouco.
3 – Faça contatos.
Todo mundo conhece alguém em São Paulo. Estreite os laços com todos que conseguir. Nem todo mundo vai te ajudar, mas é sempre bom saber que tem alguém para ligar caso aconteça uma emergência.
4 – Faça mais contatos: na sua área de interesse.
Sempre tem um curso, um congresso, simpósio, encontro, feira e sei lá mais o quê da sua área acontecendo aqui. Não interessa qual a sua área. Tem. É São Paulo. E já que você vai vir para se ambientar, aproveite para circular nesses eventos. Faça cursos. Essas pessoas são contatos importantes, porque apesar de aqui existirem muitos empregos disponíveis, o Quem Indica ainda é fundamental.
5 – Junte dinheiro.
Porque a gente vêm sem orra nenhuma. Calcule que vivendo uma vida muito espartana você consegue se manter aqui por R$1500, vá lá, R$1000 por mês. Quanto mais grana você conseguir guardar, menor vai ser o desespero que – com certeza – vai bater quando você chegar.
6 – Moradia – Procure um lugar fácil e barato para os primeiros tempos.
Aqui morar perto do emprego é qualidade de vida. Considerando que você ainda não tem emprego, decidir por uma casa se torna complicado, porque corre o risco de seu emprego dos sonhos acabar sendo a duas horas de trânsito dali.
7 – Mala.
Traga UMA mala. Média. E só. Ok, pode ser grande. A estratégia é a seguinte: se você vai ficar se mudando ou hospedado de favor, menos é mais. Quando estiver estabelecido, com um lugar legal pra morar, você volta para visitar a família e traz mais coisas.
8 – Mapa.
Você precisa de um mapa de papel. Mesmo que você tenha um celular bonito com GPS. Mapa de papel é indispensável, até porque você pode abrir ele inteiro e ter uma idéia melhor de distâncias. Recomendo que você compre um comum de vendedor ambulante, são os melhores.
O mais importante é que as estações do metrô estejam muito bem sinalizadas.
Ok, você conseguiu morar em São Paulo. Parabéns e boa sorte!
Fonte: saopauloparainiciantes
Avenida Senador Teotônio Vilela, 340, Cidade Dutra, São Paulo
11 3459-5978 | 11 95762-2368
E-mail: atendimento@tmnegociosimobiliarios.com.br
www.tmnegociosimobiliarios.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.