27/04/2021 - Dicas de modelos de rack para TV
Sem dúvidas, existe um modelo de móvel para casa que tem se tornado protagonista em muitas decorações de interiores, que é o rack. E será que o motivo disto tem a ver com os avanços tecnológicos e a criação de novos aparelhos de comunicação – no caso, a TV?
Ou é porque apenas necessitamos de um foco visual mais funcional para as decorações das nossas residências?
Dizemos isto porque os racks podem ter várias finalidades dentro de uma composição de decoração. Eles não apenas seriam capazes de dar apoio para diversos equipamentos de mídia como também ajudar a orientar todo um layout de um ambiente, voltando o olhar do observador para um cantinho especial da própria decoração.
Sendo assim, eles estão na lista das peças que não podem faltar na arquitetura e design de interiores contemporâneos.
Como a criação dos racks para TV mudou o planejamento de interiores?
É difícil determinar se foi a criação dos racks que mudou o planejamento de interiores ou se por causa das mudanças dos planejamentos fez-se necessária a criação dos racks. O que se sabe é que, de fato, o foco visual das salas decoradas mudou ao longo dos anos. No passado, foram as lareiras, os painéis decorativos e as mesinhas de centro. Mas, na metade do século XX, os televisores invadiram as residências, fazendo tudo ser diferente.
Quando as caixas das TVs eram maiores, se precisava apoiar esses aparelhos sobre estantes e balcões. Só que quando o seu design foi aprimorado e a profundidade dos mesmos diminui, foi considerada a hipótese da sua instalação em painéis.
Daí surgiu um móvel diferente, o rack, que fazia dupla com este painel dando apoio a aparelhos complementares de mídia, como DVD e TV a cabo.
Hoje podemos ver a utilização da dupla rack e painel para TV nas decorações de salas de estar, Home Office, dormitórios, varandas e mais.
Então, resumindo, como percebemos, a sua função é quase sempre voltada ao entretenimento. Mas é óbvio que podemos ver situações diferentes em que um rack, por exemplo, é usado de um modo diferente para completar layouts de ambientes.
Como usar de um jeito diferente os racks na decoração de casa?
Existem vários modelos diferentes de racks prontos à venda nas lojas, como veremos no tópico seguinte. E também sabemos que é possível construir rack a partir de materiais alternativos e em formatos diferentes do que se entende por ‘tradicional’.
Como exemplo, podemos citar os racks feitos de tábuas de madeira e blocos de concreto, e os racks com painel feito de paletes.
A vantagem de existirem móveis, sejam racks ou não, com medidas e formas diferentes é que podemos criar decorações com características únicas também.
Inclusive seria possível “pensar fora da caixa” e considerar a utilização dos racks em outras situações além das decorações de salas de TV, por exemplo. Tudo vai depender de até onde a nossa criatividade e imaginação pode nos levar.
Um rack pequeno e mais alto pode ser usado como substituto de aparador em hall de entrada. Racks pequenos de metal ficariam lindos em decorações de cozinha. E também, dependendo do modelo, um rack pode ser usado como aparador buffet em sala de jantar. Mas é óbvio que isto seriam exceções, já que os racks são projetados e servem melhor para recantos da casa ditos “sociais”, com muitos ornamentos e instalação de televisão.
Quais os principais modelos de rack à venda no mercado nacional?
Ao tentar descrevê-los, podemos destacar algumas características diferentes de design. Existe, por exemplo, aqueles fechados com portas e gavetas e os que possuem apenas nichos abertos.
Os que mais parecem caixotes compridos; os com pés elevados; os com bordas arredondadas; e os que permitem girar a TV para dois lados. E as versões mais modernas de racks com partes separadas que permitem aumentar o móvel em seu comprimento.
Como podemos observar através das imagens deste texto, os móveis de rack mais vendidos e mais utilizados em decoração de interiores são aqueles em cores neutras.
Entram nesta lista os móveis em preto e branco, além daqueles em textura de madeira natural – sobretudo na tonalidade clara. Isto se justifica pelo fato de que estas peças combinam com diferentes propostas de decoração – de clássicas a modernas.
Certamente as peças de rack que mais dominam o mercado hoje são aquelas feitas em aglomerado de madeira, tipo MDF e MDP. Já outros modelos apresentam partes em madeira maciça pensando na melhor sustentação do todo – como é no caso dos pés elevados para rack tipo retrô. E ainda existem algumas peças com acabamento super sofisticado em resina, laca ou espelho.
O interessante é que quase todos os modelos de racks encontrados nas lojas são vendidos em conjunto com painéis. É que a ideia é mesmo melhorar a visão que temos das telas de TV colocando estes aparelhos mais alto – algo em torno de 115 a 130 cm do chão.
E quase sempre estas duas peças – rack e painel – vão apresentar cores ou texturas que se contrastam. Isso ajudaria a destacar ambos os móveis e a tornar a decoração da sala mais atrativa.
São referências de medidas aproximadas para racks de TV:
profundidade = 35 a 45 cm;
largura = 130 a 1800 cm;
altura = 55 a 70 cm – podendo apresentar pés de 15 a 22 cm.
Modelos de racks não faltam, use toda sua criatividade e bom gosto e escolha o ideal para sua casa!
Fonte: lopes.com.br/blog
Avenida Senador Teotônio Vilela, 340, Cidade Dutra, São Paulo
11 3459-5978 | 11 95762-2368
E-mail: atendimento@tmnegociosimobiliarios.com.br
www.tmnegociosimobiliarios.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.