27/04/2022 - Morar na praia
Morar na praia
Estar diante do oceano e experimentar novos hábitos de vida estão entre os motivos que têm aumentado a procura por residências no litoral. Morar na praia é o sonho de muitas pessoas, e o Brasil possui muitas cidades litorâneas que atendem às necessidades de cada comprador. Contudo essa empreitada oferece algumas vantagens e desvantagens que devem ser analisadas antes de fechar a compra.
Vantagens de morar na praia
Optar por morar na praia é uma decisão que muitos tomam pensando em alterar seu ritmo de vida. Contudo, existem muitas outras vantagens para quem decide por morar em cidades litorâneas.
Paisagens maravilhosas e contato com a natureza
Uma das principais vantagens que nos vêm à mente quando pensamos em morar na praia diz respeito às lindas paisagens. No Brasil, muitas das praias são transformadas em áreas de conservação, com a intenção de manter o equilíbrio do ecossistema de modo que a interferência humana seja mínima.
Desse modo, as pessoas que moram próximas ao litoral costumam se identificar mais com a natureza e estabelecer um melhor contato com ela. Além disso, se você é apaixonado pelos animais, morar na praia pode ser uma boa forma de ter contato com animais marinhos e costeiros.
Alimentação diferenciada
Morar na praia também pode significar uma boa mudança na sua alimentação. Para aqueles que gostam de refeições a base de peixes e frutos do mar, morar no litoral pode ser uma boa forma de ter acesso a esses alimentos frescos e com maior qualidade. Outro ponto positivo consequente disso é a maior ingestão de ômega-3, que influencia diretamente na absorção de gorduras boas.
Prática de novos exercícios físicos
Normalmente a rotina dos grandes centros dificulta a realização de exercícios físicos. Isso faz com que muitas pessoas incorporem academias às suas casas. Contudo, morar na praia pode ser uma maneira muito mais agradável de manter a prática de exercícios físicos. Isso porque, o ambiente favorece a criação de uma rotina de práticas ao ar livre, como corrida, bicicleta, natação e surfe.
Mais segurança
Cidades litorâneas costumam ser fortes atrativos para turistas. Desse modo, essa atividade econômica favorece maior investimento em segurança para garantir o bem estar das pessoas que visitam esses locais. Assim, o índice de assaltos, furtos e crimes em cidades com praias é menor se comparado às demais cidades e metrópoles no Brasil.
Muitas atividades de lazer
Morar na praia significa ter muitas oportunidades de entretenimento. Mais uma vez, as altas demandas dos turistas exigem a criação de eventos e atividades incomuns aos grandes centros urbanos. Na maioria das vezes essas atividades envolvem a natureza e o que está ao redor dela como luaus, competições de surf, restaurantes com culinárias diferenciadas, trilhas e campings.
Além disso, os próprios passeios na praia são atividades únicas e agradáveis que permitem conhecer mais da cidade e suas belezas naturais. Além disso, como a maioria das regiões litorâneas possuem áreas de preservação é possível visitar ONGs cujo trabalho visa a preservar fauna e flora locais.
Melhora na qualidade de vida
Morar na praia significa muitas vezes fugir do caos dos centros urbanos. Assim, é possível se livrar do estresse do trânsito e dos ruídos. Além disso, estar perto do mar é poder usufruir do barulho das ondas como um excelente calmante. Isso porque, esse som provoca em nosso corpo uma maior sensação de relaxamento o que índice sobre nossos índices de cortisol, hormônio responsável por provocar estresse.
Por outro lado, morar na praia também significa estar em maior exposição à luz solar. Isso resulta em aumento do índice de absorção da Vitamina D, responsável por fornecer cálcio para o organismo e ainda atuar sobre o humor.
Valorização do imóvel
Outro ponto muito interessante quando falamos em adquirir um imóvel na praia diz respeito à valorização dessas propriedades. Imóveis em regiões litorâneas são muito procurados, principalmente durante a alta temporada. Desse modo, um imóvel na praia tem tendência a se valorizar, seja para venda ou para alugar.
O aluguel por temporada é uma ótima fonte de renda. Muitas famílias alugam suas casas no litoral durante as férias enquanto viajam. Essa opção, oferece uma renda extra para os locadores e maior conforto e intimidade paras os turistas.
Entenda os desafios de morar na praia
Apesar de morar na praia oferecer muitas vantagens, esses empreendimentos também oferecem alguns desafios:
Maresia
A maresia é uma das desvantagens de morar na praia mais citada. Isso porque, a salinidade do mar pode oxidar metais, reduzindo a vida útil de alguns eletrodomésticos, automóveis e mobiliários. Contudo, existem algumas possibilidades para reduzir esses danos. Dentre elas podemos citar a aplicação de óleo de peroba nos móveis de madeira, limpar as superfícies com frequência e preferir materiais que não oxidam.
Turistas na alta temporada
Morar na praia significa que durante as altas temporadas a cidade estará significativamente mais cheia. Desse modo, é possível que você tenha que enfrentar filas em supermercados, praias lotadas, trânsitos e outros problemas que não são comuns em outras épocas do ano. Por isso, muitas pessoas que moram em cidade litorâneas costumam planejar suas férias para esse período e aproveitar para conhecer outras áreas do país.
Altas temperaturas
Morar na praia significa enfrentar altas temperaturas ao longo do ano já que essas regiões costumam ser significativamente mais quentes. Durante o verão, principalmente, essas cidades exigem itens que em outras regiões são considerados artigos de luxo, como o ar-condicionado. Isso pode significar também aumento no consumo de energia da casa.
Mas afinal, vale a pena morar na praia?
Morar na praia pode representar um aumento significativo na qualidade de vida. Para muitos, adquirir um imóvel no litoral é a realização de um sonho e por isso, as desvantagens como maresia, alto fluxo de turistas e temperaturas elevadas não são empecilhos. Para definir se vale a pena morar na praia é preciso analisar os prós e contras e balancear com seus objetivos e estilo de vida.
Independente se optar por morar nos grandes centros urbanos, ou em pacatas cidades litorâneas, é importante contar com profissionais confiáveis para te auxiliar no processo.
Fonte: blog.casamineira.com.br/morar-na-praia-as-vantagens-desvantagens/
Avenida Senador Teotônio Vilela, 340, Cidade Dutra, São Paulo
11 3459-5978 | 11 95762-2368
E-mail: atendimento@tmnegociosimobiliarios.com.br
www.tmnegociosimobiliarios.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.