Notícias

Como limpar porcelanato e conservá-lo novo por mais tempo

20/10/2020 - Piso Porcelanato

Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que pode ser utilizado em áreas internas e externas, caracterizado por ter baixa absorção de água, uniformidade de coloração e alta resistência à abrasão física e química. Dentre as opções de revestimentos, o porcelanato tem dominado o mercado mundial e tem como principais produtores países como a Itália, Espanha, China e Brasil.

Atualmente, uma infinidade de porcelanatos estão disponíveis no mercado e o seu uso varia de acordo com o tipo de ambiente em que se pretende aplicá-lo.

Os tipos mais comuns são os porcelanatos polidos – cuja superfície é lisa e a aplicação é indicada para áreas internas; os estruturados – com superfície levemente abrasiva e indicado para áreas com umidade e os esmaltados, que recebem uma camada de brilho e são mais utilizados em áreas internas. Existem também os porcelanatos naturais, acetinados, rústicos e anti derrapantes.

Com a grande disseminação e uso do revestimento é comum surgirem dúvidas sobre como deve ser feita a manutenção e limpeza dos mesmos. Alguns cuidados e precauções devem ser tomados quando se trata de limpeza do porcelanato. Confira algumas dicas da Personal Organizer Adriani Gonçalves para a correta limpeza do porcelanato.



Limpeza diária

A limpeza do porcelanato deve ser feita sempre com o uso de detergente neutro diluído em água e panos macios. Essa regra vale para todos os tipos de porcelanatos, polidos, fosco, estruturados e esmaltados. Siga as sugestões da especialista:

1 - Varra o piso com uma vassoura de pelos, ou aspire com o bico do aspirador que tenha uma escova para evitar que o piso arranhe;

2 - Prepare uma solução com uma colher de detergente neutro para 5 litros de água e passe com o auxílio de um pano macio sobre a superfície;

3 - Para evitar a formação de manchas de água, finalize a limpeza com um pano seco com álcool.

No caso de limpezas semanais e mensais as mesmas recomendações da limpeza diária devem ser seguidas. Para a higienização do rejunte utilize saponáceo líquido cremoso. Nunca utilize o granulado que poderá arranhar o piso.

Limpeza pesada (pós-obra)

A primeira limpeza pós-obra deve ser realizada em, no máximo, 14 dias após a aplicação do rejunte. O objetivo é garantir a total remoção de todos os resíduos de obra, principalmente resíduos de rejunte, que podem ficar aderidos sobre a superfície do piso, fazendo com que o mesmo fique com aspecto de encardido.

Segundo Adriani, para a limpeza pós obra é recomendado o uso de produtos de limpeza pesada disponíveis em lojas especializadas em pisos. Para facilitar, siga os passos a seguir:

1 - Enxágue o piso de modo a retirar todo o produto e resíduos de sujeira;

2 - Aplique o produto específico para limpeza pesada seguindo as recomendações do fabricante;

3 - Remova a sujeira acumulada com água. Não deixe o produto secar sobre o piso;

4 - Se for necessário, repita o processo.

O que deve ser evitado na limpeza do porcelanato



Apesar de ser altamente resistente, o esmalte do porcelanato e o próprio rejunte podem ser danificados quando acontecer a aplicação de produtos abrasivos ou substancias químicas inadequadas. Por isso evite os produtos relacionados abaixo:

- Sabão em pó;
- Saponáceo em pó;
- Ceras;
- Escovas;
- Ácidos;
- Água sanitária;
- Soda cáustica;
- Acetona;
- Amoníaco.


Cuidados no uso e manchas

Para evitar a formação de riscos no porcelanato o ideal é proteger os pés dos móveis com feltro e ter cuidado na hora de arrastar móveis.

No caso de manchas de graxa, óleo, giz de cera, lápis, assim como manchas de ferrugem e suco de frutas, devem ser removidas com detergente alcalino e com saponáceo líquido ou álcool. O mesmo é válido para manchas de vinho, café e refrigerante.

Manchas de tinta devem ser retiradas com solvente orgânico ou detergente, como Thinner e água raz. Estes produtos também ajudam a remover resíduos de cal e cimento. Caso utilize essas substâncias, enxágue abundantemente logo em seguida.



Dicas e truques essenciais para uma limpeza perfeita

1 - Sempre limpe qualquer líquido derramado imediatamente. Isso evitará que o piso manche.

2 - Use capachos grandes e de boa qualidade na entrada e na saída de todas as portas que levem ao exterior para manter o chão sem sujeira e sem riscos.

3 - Sempre siga as instruções do fabricante sobre a melhor forma de limpar seu piso.

4 - Para tirar manchas e marcas de calçados esfregue a marca com uma borracha. Se houver arranhões, esfregue-os com uma bola de tênis.

Lembre-se a utilização de produtos não indicados pode ocasionar o que chamamos de ataque químico, deixando a superfície porosa e acarretando no surgimento de manchas, riscos e opacidade no piso.

 




Fonte: dicasdemulher.com.br

Outras Notícias

Semana Santa

Estaremos fechados entre os dias 29/03 e 30/03 retornando dia 01/04. A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã...

Proclamação da República

15 de novembro é uma data importante no Brasil, pois nesse dia comemora-se a Proclamação da República. Esse evento aco...

Cuidados na decoração com espelhos

É inegável e muito visível o quanto os espelhos podem ser aliados na composição de ambientes. Refletem a luz e ...

Veja como minimizar os riscos à saúde na hora da limpeza diária

Importante: Ao limpar ambientes mais fechados, como o banheiro, procure deixá-lo o mais arejado possível, pois os produtos, como á...

Iluminação com Lustres Pendentes

Saiba que iluminação é um dos fatores mais importantes na decoração. Graças à grande variedade de mo...

Veja algumas novidades de decoração para sua casa em 2023

Tendência de decoração em 2023 para sua Casa Você está pensando em dar uma mudada no visual da sua casa? Que tal u...

Natal 2022

Começamos com uma ótima dica: Cores. O trio composto pelas cores vermelho, verde e dourado é o esperado para a data. S&atil...

Área de churrasqueira

Ter um cantinho em casa para preparar um churrasco bem gostoso é fundamental. A área da churrasqueira merece atenção na ho...

Decoração de varanda de apartamento

Ter um apartamento com varanda é o sonho de muita gente, afinal de contas, é um cantinho para você se sentar e relaxar ou at&eacut...

Cama Box para quartos infantis e de jovens adultos

Cama box: uma boa opção para quarto de crianças? Existem muitas opções lindas de móveis para decora&c...

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

A Empresa

  • D.MASSULO Corretor de Imóveis
    Avenida Presidente Joao Goulart n° 272
    Cidade Dutra / Jd Malia II - São Paulo - SP
    (11) 5939-7727 (11) 98637-8658 tim (11) 95762-2368 oi. 
    atendimento@tmnegociosimobiliarios.com.br
    Creci 156.113

    Acesse nossa Política de Privacidade

Contato

  •   Avenida Presidente Joao Goulart, 272, São Paulo

  •   11 5939-7727 | 11 95762-2368

  •   Segunda a Sexta das 9h às 12:30 almoço das 13:45h às 18h | Sábado das 9h às 12h

  •   Fale Conosco
  •   Política de Privacidade

www.tmnegociosimobiliarios.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.